A Robótica e o seu apoio na Medicina



Introdução


Com o avanço significativo da tecnologia (da inteligência tecnológica artificial, da arquitetura tecnológica e da eficiência tecnológica), e da sua importância na vida do ser humano. Muitos dos seus instrumentos são usados para a resolução de problemas existentes na vida do ser humano, é o caso dos robôs que são cada vez mais procurados para prestar cuidados de saúde a doentes acamados, idosos, ou pessoas com outras limitações físicas.



Aplicação da robótica nos cuidados de saúde.


Os médicos e enfermeiros são profissionais especializados. A maioria dos hospitais têm escassez de médicos e enfermeiros e por essa razão os operacionais encontram-se quase sempre ocupados. Para os auxiliar as empresas tecnológicas, avançaram num projeto de obter robôs com inteligência artificial que possam realizar algumas tarefas destinadas ao auxilio da medicina como por exemplo:



Robô Helpmate


Move-se autonomamente em hospitais transportando refeições, medicamentos e roupa suja, libertando os funcionários auxiliares e de enfermagem para tarefas mais diretamente relacionadas com os doentes.






Robôs membros artificiais:


Apoiam aos deficientes físicos ou seja os robôs são braço(s), mão(s) ou perna(s) artificiais, literalmente, uma prótese robótica que substitui acima de tudo os músculos (dos braços, das mãos ou das pernas)obedecendo comandos do seu utilizador deficiente.



some text


Cirurgia robótica


É um tipo de cirurgia onde o médico manipula um robô, que faz as incisões e ressecções, através de contraladores identicos aos das consolas de videojogos.



some text


Robôs no apoio aos pacientes


Os robôs ajudam os pacientes nas tarefas regulares como lembrar da medicação, examina a pressão arterial, a glicemia, apoio no deslocamento dos idosos ou pacientes que estão em recuperação de tratamentos médicos que envolvam cuidados fisicos (evitando quedas que poderiam demandar nova internação ou a agravação do estado de saúde).



some text


Aplicação da robótica nos cuidados de saúde.(Vantagens)



- Recuperação mais rápida do paciente;

- Redução do risco de sequelas;

- Melhor ergonomia para o cirurgião: movimentos que poderiam ser complexos são executados de maneira simples;

- Melhor qualidade de imagem, com microcâmaras e visão ampliada em 3D;

- Maior acesso a cirurgias: movimentos minuciosos executados por robôs ampliam a possibilidade de realização de procedimentos complexos à mão livre.


  • Isso quer dizer que os médicos serão substituídos por robôs?

  • Não!
  • Os movimentos do robô não são autónomos.

    A tecnologia depende inteiramente do ser humano e só funciona com a existência de um profissional habilitado para operacionalizá-la.

    Os instrumentos robóticos são utilizados como uma extensão da mão do cirurgião e obedecem ao seu comando. Os movimentos são precisos, evitando aquele tremor que todos os humanos têm – por mais experiente que seja –, permitindo acesso a áreas mais delicadas do corpo humano e executando movimentos milimétricos, com mínima chance de erro.


    Visita de estudo ao ISR



    No dia 4 de março a turma mista de informática e de auxiliar de saúde(10º15) da Escola Secundaria D.Pedro V, tiveram a oportunidade de realizar uma visita ao Instituto Superior de Robótica guiada por uma das operárias da instituição, no ambito de aprimorar o gosto pela robótica e sensibilizar os alunos da aplicação da robótica nos cuidados de saúde.

    Abaixo seguem-se algumas imagens relacionadas com o que os os alunos observaram na visita.